terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Doação aos gêmeos Wesley e Willian

Dia 15/12/2011 foram entregues pela equipe do ESF 3 as doações arrecadas pela Escola Haidée Nascimento aos gêmeos Willian e Wesley que sofrem de agenesia de mãos e pés (ausência), residentes na localidade do Assentamento Primavera.

Foram arrecadados vários produtos alimentícios e de higiene como fraldas, lenços umedecidos, leite em pó, mamadeiras, entre outros.

Ficamos gratos com este gesto de extrema grandeza dos funcionários da Escola Haidée Nascimento. Parabéns pela iniciativa.

"O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá." (Madre Teresa de Calcutá)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

2ª FEIRA MUNICIPAL DE SAÚDE

No dia 25 de novembro de 2011, realizou-se a 2º Feira Municipal de Saúde do Município de Bossoroca, ocorrida na Praça Porfírio Pereira, mobilizando todos os setores da Secretaria de Saúde. Neste dia foi realizada a 1ª CAMINHADA CONTRA O DIABETES e a 1ª GINCANA CONTRA A DENGUE, pontos altos do evento e que contaram com presença significativa da população.
A 1ª CAMINHADA CONTRA O DIABETES se iniciou em frente as dependências da Secretaria de Saúde com um contagiante alogamente realizado pela Fisioterapeuta Aline Basso e após saída dos participantes em direção a Praça.
A CAMINHADA contou com a participação da Brigada Militar realizando controle do trânsito e carro de som dando informações sobre a doença durante o percursso. Participaram da CAMINHADA mais de 50 portadores de Diabétes, acompanhados pelos profissionais da Secretaria de Saúde que organizaram a CAMINHADA, como  enfermeiro do ESF 3, Psicóloga, Nutricionista, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Agentes de Saúde e Secretário de Saúde.

Após chegada a Praça, os participantes realizaram um novo alongamento, em clima de grande descontração.

 
Alunos e professores das redes municipal e estadual participaram da 1ª GINCANA CONTRA A DENGUE, que ofereceu ótima premiação às equipes vencedoras. Foram várias provas, como grito de guerra, painéis, apresentações artísiticas, coleta de material reciclável e prova escrita, para testar o conhecimento dos alunos a respeito da higiene, prevenção e controle da Dengue.



A banca de jurados contou com a presença de representantes do Comitê Municipal de Combate à Dengue, Assesoria de Meio Ambiente, EMATER, Coordenador do Grupo Municipal da Terceira Idade e Agente de Combate as endemias.

Os prêmios foram doados pelo Prefeito Municipal Ardi Jaeger e Secretários Municipais, sendo os vencedores as seguintes escolas:
1º lugar: E.E.E.F. Miguel Fernandes - Troféu, 01 ovelha e 01 camiseta para sortear;
2º lugar: E.M.E.F. Josefina Ferreira Aquino - Troféu, 10 kg de linguiça, 01 fardo de refrigerante de 2 litros e 01 camiseta para sortear;
3º lugar: E.E.E.F. Profª Haidée Nascimento - Troféu, 10 kg de linguiça e 01 camiseta para sortear;
4º lugar: E.E.E.F. São José - 01 camiseta para sorteio e 01 fardo de salgadinho (30 pacotes).

A 1ª GINCANA CONTRA A DENGUE obteve êxito total e foram coletados 9.590,70 kg de material reciclável, sendo todo destinado para uma família carente do município.

A SMSAS agradece ao Posto do Tonho pela doação da erva mate, a todos os servidores envolvidos, autoridades, jurados, direção e funcionários das escolas presentes e ao público em geral.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Bossoroca recebe Prêmio Dr. Salvador Célia pelo programa "Bebê Saúde"

Nos dias 23 e 24 de novembro de 2011, realizou-se na cidade de Porto Alegre o VIII Seminário Internacional da Primeira Infância e I Encontro Estadual de Visitadores Domiciliares, realizado no Salão de Atos da PUCRS – Porto Alegre, para visitadores do PIM e Agentes Comunitários de Saúde. A programação dos eventos tinha como tema: “Visitação Domiciliar: vencendo desafios, contextualizando vivências”, que objetiva destacar esta forma de intervenção, tendo em vista o papel, a formação e as possibilidades de atuação do visitador domiciliar na sua relação com as famílias e comunidades atendidas.
Estiveram presentes no evento os visitadores e coordenadora do PIM de Bossoroca, Enfermeira Fernanda Bohn, Enfermeira Nubia, Secretário de Saúde Julio Cezar de Avila Machado e Assistente Social Amabeli e membros da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde e a Agente Comunitária de Saúde  Jaqueline Ffner, pertencente a equipe do ESF 3.
Na abertura do evento ocorreu a entrega da premiação Dr. Salvador Célia, instituído pela Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Departamento de Ações em Saúde, sendo avaliados, desde outubro, por uma Comissão Julgadora. Bossoroca era representante da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde com o Projeto “Bebê Saúde”, o qual foi premiado e o prêmio recebido pela Agente de Saúde Jaqueline Ffner, representando o ESF 3 devido o bebê ganhador da última edição do bebê saúde ser pertencente a área de abrangência do ESF 3.
Parabéns aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Bossoroca envolvidos neste esplêndido projeto.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1º de DEZEMBRO - DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS


“Combate ao Preconceito e ao Estigma”
Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.
O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da Aids no País. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids. O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas.
O que é Aids
Uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunísticas e câncer.
Transmissão:
- o vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;
- relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;
- compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;
- transfusão de sangue contaminado;
- instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;
- da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.
Tratamento:
Atualmente a terapia com os chamados “anti-retrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunísticas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. (Os anti-retrovirais são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV).
Fique sabendo:
A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega aids dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.
"A CURA DA AIDS ESTÁ NAS PALAVRAS...FALE SOBRE SEXO!!!"