quarta-feira, 21 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

O dia 21 de março é uma data importante: é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down.
Será que você tem algum amigo com Síndrome de Down? Já parou para pensar no que é isso?
A Síndrome de Down é um acontecimento genético natural e universal. Isso quer dizer que a síndrome não é resultado da ação ou do descuido de mães ou pais, como muitos pensam. E nem é uma doença. Ela é causada por um erro na divisão das células durante a formação do bebê (ainda feto). Só para você ter uma idéia, de cada 700 bebês que nascem, UM tem Síndrome de Down. Por isso, qualquer mulher, independente da raça ou classe social pode ter um bebê Down. Até hoje, a ciência ainda não descobriu os motivos que provocam essa alteração genética, portanto não há como evitar.

Genética 

Você já deve ter ouvido falar que todas as características de uma pessoa - a cor da pele, dos olhos, o tipo e cor dos cabelos, a altura e tudo mais – são herdados (transmitidas) dos pais, certo? Como? Por meio dos genes. São os genes, presentes nos cromossomos, que carregam tudo o que somos. Cromossomos são pedacinhos do núcleo das células que contém as características que cada um de nós herda do pai e da mãe.
Mas mesmo sabendo que existem semelhanças entre as pessoas com Down, não há exames que determinem, no nascimento, como a pessoa (criança, depois adolescente e adulto) vai evoluir durante a sua vida.  Mas hoje, com as descobertas da medicina, sabe-se que para a criança down desenvolver todo seu potencial é importante que, desde cedo, seja amada e estimulada pelos pais, irmãos e profissionais habilitados.
A alteração genética das crianças com Down faz com que todas elas sejam muito parecidas e tenham as seguintes características:
1 - hipotonia (flacidez muscular, o bebê é mais molinho);
2 - comprometimento intelectual (a pessoa aprende mais devagar);
3 - aparência física (uma das características físicas são os olhinhos puxados).

Aceitar as diferenças

Atualmente, a Síndrome de Down é mais conhecida, o que permite mais qualidade de vida, melhores chances e desenvolvimento para os portadores. Mas, infelizmente, esse avanço ainda não foi suficiente para acabar com um dos principais obstáculos que as pessoas com Down enfrentam: o preconceito.


O fim da exclusão

Já houve várias novelas e filmes que mostraram que os portadores da síndrome podem ter uma vida normal, embora necessitem de cuidados. Há alguns anos, a novela "Páginas da Vida" mostrou a menina Clara, uma criança com Síndrome de Down. Até alguns anos atrás, poucos sabiam que quem possui a síndrome é capaz de trabalhar e até de atuar como fez a atriz mirim Joana Mocarzel, que representou a Clara.



Sabia que existem ações para diminuir a exclusão social da pessoa com Down? Confira quais são:
- a transmissão das informações corretas sobre o que é a síndrome;
- o convívio social;
- a garantia de espaço para participar de programas voltados ao lazer, à recreação, ao turismo e à cultura;
- capacitação de profissionais de Recursos Humanos para avaliar adequadamente pessoas com Síndrome de Down, entre outras.

A data

O dia 21 de março foi escolhido pela associação "Down Syndrome International" para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down em referência ao erro genético que a provoca. Todo mundo tem 23 pares de cromossomos. Quem tem Down tem três cromossomos no par de número 21 (daí a data 21/03).

1º CHÁ BINGO EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No dia 08 de março de 2012 realizou-se nas dependências dos Clube 03 de Julho de Bossoroca, o 1º Chá Bingo em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, evento este que obteve êxito total, contando com a presença de mais de 100 mulheres do nosso Município.
O 1º Chá Bingo foi idealizado pela equipe do ESF 3, nas pessoas do Enfermeiro Rodrigo Farias e Simone Borba, com a participação da Equipe de Apoio, nas pessoas de Vandelise Cassol, Talira Dutra e Rafaeli Barcelos; contando também com o apoio das demais equipes de  ESF´s do município, Programa Primeira Infância Melhor (PIM), Vigilância Sanitária na pessoa da Senhora Eva de Fatima Ferreira,  e Secretaria Municipal de Saúde, nas pessoas do Secretário de Saúde, Júlio Machado e Mana Machado.
O evento foi idealizado como uma forma de incentivar os cuidados com a saúde da mulher, sendo a realização da mamografia e exame Papanicolau, de extrema importância na detecção precoce de patologias como o Câncer de Mama e Câncer de Colo Uterino. Que essa iniciativa sirva de exemplo para a conscientização de outras mulheres quanto aos cuidados com a sua saúde.
                                               Momento da palestra do Dr. Disconzi
O evento contou com a presença do renomado Dr. Disconzi, Médico Ortopedista e Traumatologista, que já palestrou em 37 municípios do RS, falando sobre Qualidade de Vida, após foi servido um delicioso coquetel e se iniciou o bingo que foi coordenado pelos funcionários da SMS juntamente com a atração da noite: o “Piá do Alegrete”, jovem humorista que já trabalhou com Beto Carreiro e Guri de Uruguaiana, que abrilhantou o sorteio dos brindes e interagiu com as participantes com uma contagiante apresentação.
                         "Piá do Alegrete" interagindo com o público durante o bingo
                                 Parte do público presente no evento

Agradecemos os Patrocinadores deste evento:
Mercado Buena Terra, Marba Floricultura, Doce Encanto Modas, Fashion Modas, Central Farma, Bangalô, Mercado Tradição, Pura Moda, Padaria Super Pão, Ótica Dionix, Lojão do Povo Loja Novidades, CN Modas, Loja Amiga, Ferragem Missões, Mercado Aquino, Boutique Sissa, Barraca Missões, Mercado Bom Dia, Mac Couros, Agropecuária Itacolomi, Fermaco, Lojas Becker, Posto do Tonho, loja Quero-Quero, Relojoaria Aliança, Mercado Brombila, Pinta o 7, Mercado Super Líder, Auto Elétrica Bressan, Borracharia do Chico, Auto Peças Bossoroca Vital Farmácia, Empresa Basso & Pancote.

terça-feira, 20 de março de 2012

1ª GINCANA DA MELHOR IDADE

No dia 25 de fevereiro de 2012 realizou-se a 1ª Gincana da Melhor Idade na propriedade do agropecuarista Rogério Camargo na localidade do Rincão dos Kersh, interior do Município de Bossoroca.

O evento contou com a presença de cerca de 70 idosos (todos acima de 60 anos), e foi idealizado pela Fisioterapeuta Aline Basso, com a colaboração da equipe do ESF 3,  Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde.

                            Momento de descontração entre os participantes

Durante todo o dia foram realizadas provas com os participantes da Gincana, os quais foram divididos em duas equipes, amarela e azul, foram realizadas provas como teatro, danças, provas físicas e de conhecimento sobre à saúde na 3ª Idade.

Ao meio dia foi servido um delicioso churrasco aos participantes, oferecido pelo Sr. Rogério Camargo. À tarde as brincadeiras continuaram em clima de grande descontração, onde ao final a equipe amarela saiu vencedora. Logo após foi realizado um baile para confraternização de todos os participantes.


                             Momento do baile de confraternização das equipes

A intenção da Gincana foi a confraternização dos participantes e mostrar a qualidade, a vitalidade e a força da Melhor Idade de Bossoroca.
                               Organizadores e colaboradores da 1ª Gincana da Melhor Idade

Agradecemos à todos os colaboradores envolvidos na organização da 1ª Gincana da Melhor Idade e ao Sr. Rogério Camargo e esposa Talira Dutra pela recepção em sua propriedade.

GRUPO DE APOIO AO PACIENTE ONCOLÓGICO

O Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico teve início no mês de outubro de 2011 apartir de uma idéia do Setor Administrativo da Secretaria Municipal de Saúde, que está em contato direto com estes pacientes e que percebe grande número de indivíduos em tratamento oncólogico em Bossoroca.

Durante os encontros foram realizadas dinâmicas de integração, motivação, além de escuta dos indivíduos e familiares, identificando suas dúvidas e angústias.

O Grupo é coordenado pela Equipe de Apoio (psicóloga, fisioterapeutas, fonoaudióloga, nutricionista) e enfermeiros das ESF´s. Tendo como objetivos proporcionar através de práticas coletivas a compreensão da doença e suas repercussões, ajudando os pacientes a conviverem melhor com essa nova realidade; incentivar os pacientes e suas famílias a participarem ativamente dos tratamentos para alcançar a recuperação física e emocional; oferecer através da equipe multidisciplinar, o suporte técnico; desenvolver ações de promoção e prevenção do câncer entre os integrantes do grupo e com a comunidade; promover qualidade de vida entre os integrantes do grupo de oncologia.

Divulgue esta idéia!