terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Doação aos gêmeos Wesley e Willian

Dia 15/12/2011 foram entregues pela equipe do ESF 3 as doações arrecadas pela Escola Haidée Nascimento aos gêmeos Willian e Wesley que sofrem de agenesia de mãos e pés (ausência), residentes na localidade do Assentamento Primavera.

Foram arrecadados vários produtos alimentícios e de higiene como fraldas, lenços umedecidos, leite em pó, mamadeiras, entre outros.

Ficamos gratos com este gesto de extrema grandeza dos funcionários da Escola Haidée Nascimento. Parabéns pela iniciativa.

"O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá." (Madre Teresa de Calcutá)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

2ª FEIRA MUNICIPAL DE SAÚDE

No dia 25 de novembro de 2011, realizou-se a 2º Feira Municipal de Saúde do Município de Bossoroca, ocorrida na Praça Porfírio Pereira, mobilizando todos os setores da Secretaria de Saúde. Neste dia foi realizada a 1ª CAMINHADA CONTRA O DIABETES e a 1ª GINCANA CONTRA A DENGUE, pontos altos do evento e que contaram com presença significativa da população.
A 1ª CAMINHADA CONTRA O DIABETES se iniciou em frente as dependências da Secretaria de Saúde com um contagiante alogamente realizado pela Fisioterapeuta Aline Basso e após saída dos participantes em direção a Praça.
A CAMINHADA contou com a participação da Brigada Militar realizando controle do trânsito e carro de som dando informações sobre a doença durante o percursso. Participaram da CAMINHADA mais de 50 portadores de Diabétes, acompanhados pelos profissionais da Secretaria de Saúde que organizaram a CAMINHADA, como  enfermeiro do ESF 3, Psicóloga, Nutricionista, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Agentes de Saúde e Secretário de Saúde.

Após chegada a Praça, os participantes realizaram um novo alongamento, em clima de grande descontração.

 
Alunos e professores das redes municipal e estadual participaram da 1ª GINCANA CONTRA A DENGUE, que ofereceu ótima premiação às equipes vencedoras. Foram várias provas, como grito de guerra, painéis, apresentações artísiticas, coleta de material reciclável e prova escrita, para testar o conhecimento dos alunos a respeito da higiene, prevenção e controle da Dengue.



A banca de jurados contou com a presença de representantes do Comitê Municipal de Combate à Dengue, Assesoria de Meio Ambiente, EMATER, Coordenador do Grupo Municipal da Terceira Idade e Agente de Combate as endemias.

Os prêmios foram doados pelo Prefeito Municipal Ardi Jaeger e Secretários Municipais, sendo os vencedores as seguintes escolas:
1º lugar: E.E.E.F. Miguel Fernandes - Troféu, 01 ovelha e 01 camiseta para sortear;
2º lugar: E.M.E.F. Josefina Ferreira Aquino - Troféu, 10 kg de linguiça, 01 fardo de refrigerante de 2 litros e 01 camiseta para sortear;
3º lugar: E.E.E.F. Profª Haidée Nascimento - Troféu, 10 kg de linguiça e 01 camiseta para sortear;
4º lugar: E.E.E.F. São José - 01 camiseta para sorteio e 01 fardo de salgadinho (30 pacotes).

A 1ª GINCANA CONTRA A DENGUE obteve êxito total e foram coletados 9.590,70 kg de material reciclável, sendo todo destinado para uma família carente do município.

A SMSAS agradece ao Posto do Tonho pela doação da erva mate, a todos os servidores envolvidos, autoridades, jurados, direção e funcionários das escolas presentes e ao público em geral.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Bossoroca recebe Prêmio Dr. Salvador Célia pelo programa "Bebê Saúde"

Nos dias 23 e 24 de novembro de 2011, realizou-se na cidade de Porto Alegre o VIII Seminário Internacional da Primeira Infância e I Encontro Estadual de Visitadores Domiciliares, realizado no Salão de Atos da PUCRS – Porto Alegre, para visitadores do PIM e Agentes Comunitários de Saúde. A programação dos eventos tinha como tema: “Visitação Domiciliar: vencendo desafios, contextualizando vivências”, que objetiva destacar esta forma de intervenção, tendo em vista o papel, a formação e as possibilidades de atuação do visitador domiciliar na sua relação com as famílias e comunidades atendidas.
Estiveram presentes no evento os visitadores e coordenadora do PIM de Bossoroca, Enfermeira Fernanda Bohn, Enfermeira Nubia, Secretário de Saúde Julio Cezar de Avila Machado e Assistente Social Amabeli e membros da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde e a Agente Comunitária de Saúde  Jaqueline Ffner, pertencente a equipe do ESF 3.
Na abertura do evento ocorreu a entrega da premiação Dr. Salvador Célia, instituído pela Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Departamento de Ações em Saúde, sendo avaliados, desde outubro, por uma Comissão Julgadora. Bossoroca era representante da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde com o Projeto “Bebê Saúde”, o qual foi premiado e o prêmio recebido pela Agente de Saúde Jaqueline Ffner, representando o ESF 3 devido o bebê ganhador da última edição do bebê saúde ser pertencente a área de abrangência do ESF 3.
Parabéns aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Bossoroca envolvidos neste esplêndido projeto.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1º de DEZEMBRO - DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS


“Combate ao Preconceito e ao Estigma”
Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.
O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da Aids no País. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids. O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas.
O que é Aids
Uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunísticas e câncer.
Transmissão:
- o vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;
- relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;
- compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;
- transfusão de sangue contaminado;
- instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;
- da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.
Tratamento:
Atualmente a terapia com os chamados “anti-retrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunísticas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. (Os anti-retrovirais são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV).
Fique sabendo:
A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega aids dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.
"A CURA DA AIDS ESTÁ NAS PALAVRAS...FALE SOBRE SEXO!!!"

terça-feira, 29 de novembro de 2011

2ª FEIRA DE SAÚDE DE BOSSOROCA


CONVIDAMOS À TODOS, PARA NO DIA 25 DE NOVEMBRO, APARTIR DAS 08:30, PARTICIPAREM DA 2ª FEIRA DE SAÚDE DE BOSSOROCA, `A REALIZAR-SE NA PRAÇA PORFÍRIO PEREIRA, COM A SEGUINTE PROGRAMAÇÃO:

. 1ª CAMINHADA CONTRA O DIABETES;

. VERIFICAÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL E GLICEMIA CAPILAR;

. ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS;

. 1ª GINCANA CONTRA A DENGUE COM ESCOLAS DO MUNICÍPIO;

. CADASTRO DE DOADORES DE SANGUE;

. ENCAMINHAMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE MAMOGRAFIA;

. PARTICIPAÇÃO DO GRUPO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO;

. CONFECÇÃO DO CARTÃO NACIONAL DO SUS;

. EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS PELO PIM (PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR);

. CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA HIV/AIDS; E MUITO MAIS...

CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA PARA PRESTIGIAR A MAIS ESSE EVENTO REALIZADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E AÇÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE BOSSOROCA.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

17 de novembro “Dia Mundial de Combate ao câncer de próstata”

Todo homem com mais de 50 anos deve fazer visitas de rotina ao urologista para examinar a próstata. Não há outro modo de prevenir e tratar o câncer da próstata, que pode ser considerado o "câncer de mama" dos homens. A diferença é que o homem jamais vai descobrir se desenvolveu o mal; a não ser que o câncer já tenha passado da próstata e lançado metástases pelo corpo, comprometendo outros órgãos.

Assim como o
câncer do seio entre as mulheres, a doença masculina pode ter conseqüências traumáticas se não for diagnosticada a tempo. A incidência da doença é de cerca de 8% nos homens com mais de 50 anos. Suas causas são desconhecidas, bem como os fatores ambientais que favorece seu surgimento. Sabe-se que nos países asiáticos, a taxa de homens afetados é menor que no resto do mundo.

No entanto, a segunda geração de famílias asiáticas emigradas para os EUA passa a ter a mesma incidência da doença na população americana. No Brasil, entre 60 e 70% dos casos são diagnosticados quando a doença já está disseminada.



O fato de o tumor maligno da próstata ter alcançado a liderança nas estatísticas americanas de câncer, não se deve a nenhum fator diretamente relacionado à evolução da doença. Ocorre que os homens estão mais bem informados e procuram auxílio médico mais cedo, prevenindo-se contra a doença. Anteriormente a incidência era grande, mas passava despercebida.

Nos EUA, o
câncer da próstata só mata menos homens que o câncer de pulmão. A próstata é uma glândula próxima da bexiga responsável pela produção de esperma. Como as causas do câncer são desconhecidas, o melhor remédio é a prevenção. O tumor pode ser detectado através de um exame do nível de antígeno prostático específico no sangue ou por um toque no reto.

Constatada qualquer alteração. É feita uma
biópsia do tecido da bexiga. A cirurgia cura 85% em que não há metástase (expansão para outros órgãos). A próstata e adjacências são extirpadas. Em 50% dos casos, é necessária a retirada de um nervo ligado ao pênis – o paciente fica impotente.

Atenção

O
câncer da próstata também pode ser adquirido por fatores genéticos. Homens com parentes de 1° grau que tiveram a doença têm duas ou três vezes mais chances de desenvolvê-la. A incidência aumenta proporcionalmente ao avanço da idade e muitos casos só são detectados na autópsia. Daí a importância de se agendar consultas periódicas com o especialista, no caso, o urologista.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PLANETINHA ÁGUA


No dia 12/12/2011 às 14 hs ocorrerá no Ginásio Municipal de Esportes de Bossoroca o "PLANETINHA ÁGUA", evento este em que importantes aspectos do universo infantil são abordados sob a ótica do respeito às diferenças e da preservação do bem comum e principalmente à água, buscando a propagação de valores humanitários e sadios, voltados para o bem coletivo e para a sustentabilidade planetária ministrado por Beto Herrmann, um trabalho do Vigiágua em conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal direcionado aos alunos da rede estadual e municipal.
Beto Herrmann é músico, arte-educador, ator e jornalista. Iniciou a carreira musical em 1980. Desde 1984 apresenta espetáculos temáticos e autorais de MPB dirigidos ao público adulto. Tem também dois Cds gravados para este segmento: “Koan” e “Céus de  Abril”.

A partir de 1990 inicia uma sólida carreira dedicada a espetáculos temáticos dirigidos ao público infanto-juvenil.  Entre seus espetáculos de maior êxito,  destaca-se “Oficininha”, que desde 1998 já realizou mais de 800 apresentações. Já lançou 9 Cds voltados ao público infantil, que alcançaram no ano de 2009 a marca de 80.000 Cds vendidos.

Em 2002 compôs a música-tema do II Forum Social Mundial. No final da década de 90 foi indicado para o Prêmio Sharp de melhor compositor. Atualmente, além da criação de seu trabalho de compositor e intérprete, vem realizando oficinas musicais dirigidas a educadores de todo país.

AVISO!!!

Lembramos aos usuários que a equipe do ESF 3 não realizará atendimento no interior nos dias (10, 17 e 24) conforme o cronograma já publicado, devido a falta de médicos nos ESF 1 e ESF 2 de Bossoroca. Informamos também que o atendimento médico aos usuários da área de abrangência do ESF 3 sérá realizado somente pela parte da manhã; pois na parte da tarde o Dr. Jorge atenderá os usuários das áreas do ESF 1 e ESF 2, no Pronto Atendimento (P.A.).

Assim que for normalizado o atendimento, com a contratação de novos médicos, o atendimento no interior será retomado.

Pedimos à compreensão de todos.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

14 de Novembro: Dia Mundial de Combate ao Diabetes


Dia 14 de novembro foi o dia escolhido pela Organização Mundial de Saúde como o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, doença que cresce a níveis alarmantes, pouco conhecida da população e que traz consequências seríssimas se não tratada adequadamente.

Por isso a prevenção passa a ter papel relevante no cenário mundial, pois aquela velha máxima de que é melhor prevenir do que remediar aplica-se com perfeição ao diabetes.

Basicamente o diabetes é uma doença onde o pâncreas para ou reduz drasticamente a produção de insulina, de forma que  a glicose ingerida na alimentação e produto das cadeias químicas não sofra seu processo de metabolização pela insulina, elevando-se os níveis de glicose no sangue.

Nem todos os casos são necessários o uso da insulina, o tratamento por remédios via oral e dieta de controle e restrição de ingestão de glicose podem substituir o uso da insulina, mas o médico é quem deve definir o melhor tratamento.
Alguns sintomas de diabetes:

É uma doença muitas vezes silenciosa, seu portador não percebe os efeitos da taxa elevada de glicose, mas pode ser facilmente detectada com exame simples de sangue, aquele velho conhecido exame do furinho do dedo, não dói e pode salvar vidas.
Procure seu médico ou postos de saúde e faça o exame, não custa nada, mas salva sua vida!

É bom lembrar que a doença não atinge apenas adultos, crianças também podem ser vítimas de diabetes, o importante é fazer os exames com regularidade e ficar atento aos sintomas mais comuns e conhecidos, fadiga, muita sede, perda de peso, perda visual e dificuldade de cicatrização.

Faça sua parte, mantenha uma dieta saudável com a ingestão controlada de glicose e bebidas alcóolicas e faça o exame com regularidade. A sua saúde agradece!

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTOS DO ESF 3 MÊS DE NOVEMBRO 2011



01

M - Atendimento médico/Enfermagem

T – Mostrar exames
02

FERIADO NACIONAL


03

M – São Joaquim

T - Timbaúva
04

M – Atendimento médico/enfermagem

T - CP
07
M – Atendimento médico/enfermagem

T – Pré - natal
08
M - Atendimento médico/Enfermagem

T – Mostrar exames
09

M – Atendimento médico/Enfermagem
T – Psiquiatra (Dr. Belinazzo/ Visita Domiciliar
10
M – Ass. Primavera

T – Esq. Piratini
11
M – Atendimento médico/enfermagem

T - CP
14
M – Atendimento médico/enfermagem

T – Pré - natal
15

FERIADO NACIONAL
16
M – Atendimento médico/Enfermagem

T – Visita Domiciliar

17
M – São Joaquim

T - Timbaúva
18
M – Atendimento médico/enfermagem

T - CP
21
M – Atendimento médico/enfermagem

T – Pré - natal
22
M - Atendimento médico/Enfermagem

T – Mostrar exames
23
M – Atendimento médico/Enfermagem
T – Psiquiatra (Dr. Belinazzo/ Visita Domiciliar
24
M – Ass. Primavera

T – Esq. Piratini
25
M – Atendimento médico/enfermagem

T - CP
28
M – Atendimento médico/enfermagem

T – Pré - natal
29
M - Atendimento médico/Enfermagem

T – Mostrar exames
30
M – Atendimento médico/Enfermagem

T – Visita Domiciliar





CRONOGRAMA NOVEMBRO 2011 ESF 3

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Reinauguração do posto de saúde na localidade da Esquina Piratini

No dia 27/10/2011, foi reinaugurado o posto de saúde na localidade da Esquina Piratini, interior do município de Bossoroca.
No posto foram feitas melhorias tanto no seu interior quanto na parte externa para melhor atender os usuários e profissionais que fazem seu uso.
A cerimônia de entrega do posto à comunidade contou com presença de inumeras autoridades, usuários e profissionais da Secretaria Municipal da Saúde.
Após a solenidade, as portas foram abertas ao público e a seguir foi iniciado o atendimento pelos profissionais.
Agradecemos a perseverança do Sr. Jorge Bica, o qual não mediu esforços para que este sonho da comunidade fosse concretizado;
Os profissionais que realizam o atendimento na Esquina Piratini são:
. Jorge Bordon: médico;
. Rodrigo Farias: Enfermeiro;
. Simone Borba: Técnica de Enfermagem;
. Elvio Gomes: Dentista.
O atendimento médico ocorre quinzenalmente.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Bebê Saúde 2011

No dia 07/10/2011, realizou-se no Auditório Manoel Bandeira, mais uma edição do Bebê Saúde; evento este que tem como objetivo incentivar o aleitamento materno exclusivo até os 06 meses de vida da criança, bem como manter o calendário de vacinação em dia.
O evento contou com a participação de autoridades do municipio, integrantes da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e público em geral.


Após solenidade de abertura, iniciou-se a pesagem e medição dos bebês, como também avaliação das carteiras de vacinação.
Depois da apresentação de todos os bebês, os jurados retiram-se para dicidir qual criança seria o novo "Bebê Saúde". Enquanto isso, todos os participantes receberam brindes entregues por profissionais da Secretaria de Saúde.
Após difícil decisão, o resultado foi o seguinte:
1º lugar: Natali Leticia dos Santos de Vargas - pertencente ao ESF 3 com nota 10;
2º lugar: Alice Anger Scarton - pertencente ao ESF 2 com nota 9,8;
3º lugar: Pedro Machado Gatto - pertencente ao ESF 2 com nota 9,6.

Natali "Bebê Saúde" com os jurados
Posteriormente a divulgação dos resultados e premiação dos ganhadores, foi servido um delicioso coffee-break à todos os presentes.

sábado, 1 de outubro de 2011

Outubro Rosa: 10 coisas que você precisa saber sobre o câncer de mama

1. – Aspectos Gerais

De acordo com o Inca, o câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres. No mundo, é uma das principais causas de mortalidade feminina, sendo raro até os 35 anos, com os riscos aumentando progressivamente após essa idade

2. Fatores de Risco

Os  maiores fatores de risco são : Dentre os fatores de risco para o desenvolvimento de um câncer de mama estão a idade e o histórico familiar. Ingestão de álcool, menarca precoce, menopausa tardia, ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e nuliparidade (não ter filhos) também são exemplos de fatores de risco para o desenvolvimento do câncer.

3. Sintomas

Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

4. Da necessidade do diagnóstico precoce :

Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença. A detecção precoce é, portanto, uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.

5. O auto exame não é mais o melhor modo de diagnosticá-lo

Durante muito tempo, as campanhas de conscientização para o câncer de mama divulgaram a ideia de que o autoexame das mamas, baseado na palpação, era a melhor forma para detectá-lo precocemente. Mas o tempo passou, a medicina evoluiu e as recomendações mudaram.
O autoexame continua sendo importante – mas de forma secundária. Quando o tumor atinge o tamanho suficiente para ser palpado, já não está mais no estágio inicial, e as chances de cura não são máximas.

6. A mamografia  é essencial para o diagnóstico precoce

Para que seja possível um diagnóstico precoce, é preciso que se faça a mamografia, que consegue detectar nódulos de tamanhos muito menores do que o auto-exame é capaz de fazê-lo. Especialistas estimam que mortalidade por câncer de mama em mulheres entre 50 e 69 anos poderia ser reduzida em um terço se todas as brasileiras fossem submetidas à mamografia uma vez por ano.
No entanto, apenas 35% das mulheres brasileiras têm conhecimento de que a mamografia é o caminho para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Tal desconhecimento faz com que tenha sido percebido um aumento na mortalidade causada pela doença aqui no Brasil, enquanto que esse número vem diminuindo nos países desenvolvidos – diferença essa em grande parte atribuída ao diagnóstico tardio (Entre 1999 e 2003, quase metade dos casos de câncer de mama foram diagnosticados em estágios avançados, segundo estudo do Instituto Nacional de Câncer – Inca).
É de suma importância portanto, que essa informação chegue às pessoas menos esclarecidas.

7. SUS é obrigado por lei a fazer mamografia anual em mulheres acima de 40 anos

Com o advento da Lei Federal nº 11.664/2008, em vigor a partir de 29 de abril de 2009, o SUS passa a ser obrigado a fazer ANUALMENTE exames de mamografia na mulher acima de 40 anos.
No entanto, para que tal lei seja cumprida, é preciso  pressão e fiscalização da sociedade – e cumpre a nós pressionar e fiscalizar a o governo.

8. Mamografia deve ser feita em locais abalizados

Outro problema que prejudica a detecção precoce do câncer de mama é a má qualidade das mamografias feitas no País. Numa pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), 77% dos exames foram rejeitados por problemas técnicos relacionados à qualidade da imagem, ao posicionamento incorreto das pacientes e ao uso inadequado dos equipamentos. O resultado é, além de tumores que passam despercebidos e de biópsias desnecessárias, o grande número de mamografias que precisam ser refeitas.

Para combater o problema, o Colégio Brasileiro de Radiologia, em parceria com o Inca e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), criou, em 2005, um programa de certificação de mamógrafos, que conta com o apoio da Femama e do Instituto Avon – mas eles ainda são muito poucos.

9. Ele não atinge só as mulheres

Estamos acostumados a associar o câncer de mama apenas às mulheres; no entanto, apesar de o número de homens atingidos pela doença ser bem inferior (apenas 1% de todos os casos) , e bom ficar atento – principalmente aqueles que possuem histórico de câncer na família.

10.  Leis amparam os  acometidos pela doença

E é preciso se informar. Alguns exemplos:
- saque do FGTS e PIS quando titular ou dependentes sofram da doença;
- reconstrução da mama através do SUS;
- compra de veículo isento de IPI, ICMS e IPVA, dispensado do rodízio (em SP);
- passe livre nos transportes públicos;
- quitação do imóvel pelo SFH nos casos de invalidez permanente comprovada;
É necessário informar-se corretamente quanto a isso.

Exame de Consciência: Outubro Rosa


Tem gente por aí fotografando e postando o Cristo Redentor iluminado, colocando ícones de fitas cor-de-rosa, mas... de onde vem essa idéia? Vem da idéia de "dar uma luz", de dar uma "ligada" nas pessoas. A maioria dos casos de câncer de mama ocorre em mulheres, daí a escolha da cor rosa, desde o início do século XX, para simbolizar a causa.

Mas aí fica a pergunta: se as mulheres não são as únicas, precisamos falar sobre prevenção e cuidados para todos os públicos, não apenas o feminino!
Como sabemos, a educação feminina tem sido voltada para a promoção do cuidado, especialmente com o outro. Os filhos, o marido, o lar, os pais e os sogros, mas é preciso saber cuidar de si. E o cuidado consigo mesma é fundamental na hora de descobrir um câncer de mama, pois num toque durante o banho ou numa troca de roupa, que chamamos de auto-exame, pode detectar nódulos ou caroços, que serão então o indício de que algo está diferente no organismo.
Nem todo nódulo é sinônimo de que algo maligno está acontecendo, mas tem muita gente que teme falar na palavra câncer e nega sua existência ou se entrega diante do diagnóstico, perdendo a vontade de viver. Como não estamos aqui para julgar ninguém, queremos dizer o seguinte: todo o tipo de câncer detectado logo em sua fase inicial tem grandes chances de cura. E conhecemos pessoas que fizeram cirurgia e estão super bem, recuperadas mesmo, após a retirada de nódulos mamários.

Segundo o artigo Condutas na prevenção secundária do câncer de mama e fatores associados, publicado na Revista de Saúde Pública, é possível ver que em torno de 83% das mulheres entrevistadas nesse estudo de caso tinham o hábito de realizar o exame mensal nas mamas, o chamado auto-exame, mas a consciência de que é importante fazê-lo está  muito associada à classe social/nível educacional ou predisposição para a doença.
                              

Mas, já falamos em cuidar do outro, vimos que o papel da mulher é também crucial no ensino dos meninos a se cuidarem. Os meninos, nossos futuros homens, também precisam aprender a se examinar, se apalpar não apenas pensando em questões de virilidade, de fertilidade. Eles também podem ter câncer de mama e muitas vezes por não pensarem no assunto, quando descobrem que têm câncer, já estão com a doença distribuída por vários órgãos, o que e chamado de metástase.

Outubro é o mês em que ficou "combinado" de ao redor do mundo se falar mais sobre o câncer de mama, mas ao longo do ano todo é tempo de se observar.

Hoje em dia é garantido por lei que as mulheres façam pelo sistema único de saúde (SUS) a mamografia anual, muitos médicos já solicitam para mulheres mais jovens ultrassonografias e mesmo mamografias antes dos 40 anos, para que se tenha um padrão de como é o corpo antes de começarem a baixar os níveis de estrogênio e mesmo antes de amamentar.

Para as mulheres, as mamas simbolizam feminilidade, prazer, amor que é dado aos filhos por meio da amamentação, enfim... vale a pena ter cuidado com algo que representa tanto. E para os homens, com certeza, façam um exame de consciência: é justo pensar que melhor é prevenir do que remediar, não é mesmo?

Câncer de Colo do Útero

No Brasil, estima-se que o câncer do colo do útero seja o segundo mais comum na população feminina, só sendo superado pelo de mama. Este tipo de câncer representa 15% de todos os tumores malignos em mulheres.
É uma doença que pode ser prevenida, estando diretamente vinculada ao grau de subdesenvolvimento do país.
De acordo com as Estimativas sobre Incidência e Mortalidade por Cãncer do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo do útero foi responsável pela morte de 6.900 mulheres no Brasil em 1999. Para 2000, estima-se 3.625 novos óbitos.
As estimativas apontam, nesse ano, para o diagnóstico de 17.251 novos casos. Isto representa um coeficiente de 20,48 novos casos de câncer do colo do útero para cada 100.000 habitantes do sexo feminino.

Fatores de Risco

Vários são os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero. Os fatores sociais, ambientais e os hábitos de vida, tais como baixas condições sócio-econômicas, atividade sexual antes dos 18 anos de idade, pluralidade de parceiros sexuais, vício de fumar (diretamente relacionado à quantidade de cigarros fumados), parcos hábitos de higiene e o uso prolongado de contraceptivos orais são os principais.
Estudos recentes mostram ainda que o vírus do papiloma humano (HPV) e o Herpesvírus Tipo II (HSV) têm papel importante no desenvolvimento da displasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. O vírus do papiloma humano (HPV) está presente em 94% dos casos de câncer do colo do útero.

Prevenção

Apesar do conhecimento cada vez maior nesta área, a abordagem mais efetiva para o controle do câncer do colo do útero continua sendo o rastreamento através do exame preventivo.
É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois a sua realização periódica permite reduzir em 70% a mortalidade por câncer do colo do útero na população de risco.
O Instituto Nacional de Câncer, por intermédio do Pro-Onco (Coordenadoria de Programas de Controle de Câncer) tem realizado diversas campanhas educativas para incentivar o exame preventivo tanto voltadas para a população quanto para os profissionais da saúde.

Exame Preventivo

O exame preventivo do câncer do colo do útero - conhecido popularmente como exame de Papanicolaou - é indolor, barato e eficaz, podendo ser realizado por qualquer profissional da saúde treinado adequadamente, em qualquer local do país, sem a necessidade de uma infra-estrutura sofisticada.
Ele consiste na coleta de material para exame, que é tríplice, ou seja, da parte externa do colo (ectocérvice), da parte interna do colo (endocérvice) e do fundo do saco posterior do órgão genital feminino.
O material coletado é afixado em lâmina de vidro, corado pelo método de Papanicolau e, então, examinado ao microscópio.
Para a coleta do material introduz-se um espéculo vaginal e procede-se à escamação ou esfoliação da superfície do colo e da órgão genital feminino com uma espátula de madeira. Em mulheres grávidas, deve-se evitar a coleta endocervical.
A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais um dia antes do exame, não usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos três dias anteriores ao exame e não submeter-se ao exame durante o período menstrual.

Quando Fazer o Preventivo?

Toda mulher com vida sexual ativa deve submeter-se a exame preventivo periódico, dos 20 aos 60 anos de idade. Inicialmente o exame deve ser feito a cada ano. Se dois exames anuais seguidos apresentarem resultado negativo para displasia ou neoplasia, o exame pode passar a ser feito então a cada três anos.
O exame também deve ser feito nas seguintes eventualidades: período menstrual prolongado, além do habitual, sangramentos vaginais entre dois períodos menstruais, ou após relações sexuais ou lavagens vaginais.
O exame deve ser feito dez ou vinte dias após a menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas também podem realizar o exame.
Neste caso, são coletadas amostras do fundo-de-saco órgão genital feminino posterior e da ectocérvice, mas não da endocérvice, para não estimular contrações uterinas.

Sintomas

Quando não se faz prevenção e o câncer do cólo do útero não é diagnosticado em fase inicial, ele progredirá, ocasionando sintomas. Os principais sintomas do câncer do colo do útero já localmente invasivo são o sangramento no início ou no fim da relação sexual e a ocorrência de dor durante a relação.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011


Quando ir num Posto de Saúde e no Pronto Socorro.

Diariamente assistimos diversos noticiários a respeito da peregrinação da população à procura de um atendimento médico. É o que acontece em todo território nacional.

Esta semana resolvi escrever sobre a diferença do atendimento no Posto de Saúde e no Pronto Socorro.

Apesar de os dois serviços terem suas características bem definidas, a população não faz distinção e acha que o importante é chegar até o médico, não importando que as suas funções sejam diferentes.

Uma parte da população não sabe desta diferença de atendimento; outra parte, sabe, mas, não segue a risca esta diferença por inúmeros motivos, sejam pela praticidade de chegar ao pronto socorro e já ter sua ficha clinica feita na hora, ou pelo fato de ir até um posto de saúde e encontrar inúmeras filas para agendamento e/ou encaixe para atendimento médico.

As diferenças serão abaixo citadas por nossa equipe:

Os postos de saúde municipais fazem o atendimento ambulatorial, ou seja, aqueles casos que podem ser resolvidos sem correria, envolvendo exame clínico, exame físico, pedidos de exames laboratoriais, exames complementares (raios x, ultrassonografia, tomografia computadorizada, eletrocardiograma, etc.).
Nestas Unidades básicas de saúde há uma maior interatividade entre o médico e o paciente devido às condições de intimidade que o consultório médico oferece, deixando tanto o profissional quanto o paciente mais à vontade. Existe uma ficha em que consta todo o histórico médico do paciente, o que vem a facilitar a evolução do seu caso numa consulta posterior.

Neste contato é detectada, muitas vezes, a necessidade de se fazer um encaminhamento a um especialista de outra área, com um posterior retorno para acompanhamento do caso até o seu desfecho. Assim, se estabelece uma cumplicidade produtiva.

Já o atendimento realizado no pronto-socorro é mais impessoal e objetivo. Em muitos casos, o paciente está numa situação crítica, com dor, febre, falta de ar ou até mesmo inconsciente. A consulta, muitas vezes, é feita na presença de outras pessoas. Há necessidade de se fazer uma assistência mais efetiva, sem muitas perguntas e focar a atenção na sua patologia básica.

Também não há uma ficha com o histórico do paciente, o que impossibilita a existência de qualquer vínculo entre médico e paciente além da consulta ocasional. Assim, após passar pelo pronto-socorro o paciente deverá retornar ao ambulatório para que seja dada sequência ao seu tratamento.
Observamos que a população não sabe também distinguir um caso de urgência, chegando ao hospital com queixa de gripe, dores lombares há vários anos, etc.

Assim, os gripados querendo atestado médico vão sendo atendidos e os infartados, crises de epilepsia, diabetes descompensadas, vão aguardando na fila .

Nosso intuito foi o de exemplificar as diferenças entre estas duas redes de atendimento público da área da saúde, assim vocês ,meus amigos, poderão em caso de necessidade procurarem o local correto para que, a equipe se saúde, atendam vocês da melhor maneira possível. Vale lembrar que a auto-medicaçao atrapalha na analise do quadro clinico do paciente.

"A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos."(Mahatma Gandhi)