Quando ir num Posto de Saúde e no Pronto Socorro.
Diariamente assistimos diversos noticiários a respeito da peregrinação da população à procura de um atendimento médico. É o que acontece em todo território nacional.
Esta semana resolvi escrever sobre a diferença do atendimento no Posto de Saúde e no Pronto Socorro.
Apesar de os dois serviços terem suas características bem definidas, a população não faz distinção e acha que o importante é chegar até o médico, não importando que as suas funções sejam diferentes.
Uma parte da população não sabe desta diferença de atendimento; outra parte, sabe, mas, não segue a risca esta diferença por inúmeros motivos, sejam pela praticidade de chegar ao pronto socorro e já ter sua ficha clinica feita na hora, ou pelo fato de ir até um posto de saúde e encontrar inúmeras filas para agendamento e/ou encaixe para atendimento médico.
As diferenças serão abaixo citadas por nossa equipe:
Os postos de saúde municipais fazem o atendimento ambulatorial, ou seja, aqueles casos que podem ser resolvidos sem correria, envolvendo exame clínico, exame físico, pedidos de exames laboratoriais, exames complementares (raios x, ultrassonografia, tomografia computadorizada, eletrocardiograma, etc.).
Nestas Unidades básicas de saúde há uma maior interatividade entre o médico e o paciente devido às condições de intimidade que o consultório médico oferece, deixando tanto o profissional quanto o paciente mais à vontade. Existe uma ficha em que consta todo o histórico médico do paciente, o que vem a facilitar a evolução do seu caso numa consulta posterior.
Neste contato é detectada, muitas vezes, a necessidade de se fazer um encaminhamento a um especialista de outra área, com um posterior retorno para acompanhamento do caso até o seu desfecho. Assim, se estabelece uma cumplicidade produtiva.
Já o atendimento realizado no pronto-socorro é mais impessoal e objetivo. Em muitos casos, o paciente está numa situação crítica, com dor, febre, falta de ar ou até mesmo inconsciente. A consulta, muitas vezes, é feita na presença de outras pessoas. Há necessidade de se fazer uma assistência mais efetiva, sem muitas perguntas e focar a atenção na sua patologia básica.
Também não há uma ficha com o histórico do paciente, o que impossibilita a existência de qualquer vínculo entre médico e paciente além da consulta ocasional. Assim, após passar pelo pronto-socorro o paciente deverá retornar ao ambulatório para que seja dada sequência ao seu tratamento.
Observamos que a população não sabe também distinguir um caso de urgência, chegando ao hospital com queixa de gripe, dores lombares há vários anos, etc.
Assim, os gripados querendo atestado médico vão sendo atendidos e os infartados, crises de epilepsia, diabetes descompensadas, vão aguardando na fila .
Nosso intuito foi o de exemplificar as diferenças entre estas duas redes de atendimento público da área da saúde, assim vocês ,meus amigos, poderão em caso de necessidade procurarem o local correto para que, a equipe se saúde, atendam vocês da melhor maneira possível. Vale lembrar que a auto-medicaçao atrapalha na analise do quadro clinico do paciente.
"A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos."(Mahatma Gandhi)
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