A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.
O período de incubação varia de 3 à 5 dias. A trasmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se da pela contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de particulas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Experiências recentes indicam que este vírus não é tão agressivo quanto se imaginava.
Segundo a OMS e o CDC (Center for Deseases Control), um centro de controle de enfermidades, nos Estados Unidos, não há risco de esse vírus ser transmitido através da ingestão de carne de porco, porque ele será eliminado durante o cozimento em temperatura elevada (71º Celsius).
Sintomas
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.
Diagnóstico
Existem testes laboratoriais rápidos que revelam se a pessoa foi infectada por algum vírus da gripe. No caso do H1N1, como se trata de uma cepa nova, o resultado demora aproximadamente 15 dias. No entanto, nos Estados Unidos, já foram desenvolvidos “kits” para diagnóstico, que aceleram o processo de identificação do H1N1.
Vacina
A vacina contra a influenza tipo A é feita com o vírus (H1N1) da doença inativo e fracionado. Os efeitos colaterais são insignificantes se comparados com os benefícios quepode trazer na prevenção de uma doença sujeita a complicaçõesgraves em muitos casos.
É bom lembrar que avacina contra gripe sazonal que está sendo distribuída atualmente no Brasil foi preparada a partir de uma seleção de subtipos de vírus que representavam ameaça antes de aparecer o H1N1, uma variante nova de vírus influenza tipo A.
Tratamento
É de extrema importância evitar a automedicação. O uso dos remédios sem orientação médica pode facilitar o aparecimento de cepas resistentes à medicação Os princípios ativos fosfato de oseltamivir e zanamivir, presentes em alguns antigripais (Tamiflu e Relenza) e já utilizados no tratamento da gripe aviária, têm-se mostrado eficazes contra o vírus H1N1, especialmente se ministrados nas primeiras 48 horas, que se seguem ao aparecimento dos sintomas.
Recomendações :
Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus, o Center Deseases Control (CDC) recomenda:
* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
* Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
* Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença;
* Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.
quarta-feira, 27 de junho de 2012
terça-feira, 19 de junho de 2012
14 de Junho: Dia Mundial do Doador de Sangue
O Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06) foi definido por organismos internacionais, sob liderança da Organização Mundial da Saúde, assinalando o nascimento de Karl Landsteiner, que descobriu os grupos sanguíneos ABO. É uma ocasião para dar visibilidade às ações de captação de sangue e de agradecimento aos doadores.
Doar sangue é rápido, fácil e seguro. Não existe o risco de contrair AIDS ou qualquer outra doença infecciosa, a duração média da doação é de 5 – 10 minutos e o tempo de todo o processo incluindo cadastro, pré-triagem, triagem, doação e lanche demora cerca de 1 hora. No momento da doação serão retirados aproximadamente 450 ml de sangue, que serão coletados em uma bolsa plástica descartável que já tem uma quantidade padronizada de anticoagulante.
O CAMINHO DO DOADOR.
Ao chegar ao Banco de Sangue, o doador passará pelas seguintes etapas em sua doação de sangue:
Cadastro: recepção inicial ao doador , com atualização e conferências dos dados pessoais – nome correto, endereço e e-mail atualizados. O doador é orientado a lanchar brevemente antes da doação;
Pré-Triagem: nessa etapa são avaliados alguns parâmetros clínicos e laboratoriais do doador: Pressão Arterial, Temperatura, Pulso, Peso e Dosagem de hematócrito (teste de anemia);
Triagem Clínica: uma entrevista é realizada com o doador, a fim de verificar se existe alguma contra-indicação à doação de sangue. Essa etapa visa proteger tanto o doador, evitando coletas em situações que possam colocar em risco sua saúde, bem como proteger o paciente que receberá o sangue. (SUA SINCERIDADE É ESSENCIAL PARA GARANTIR A QUALIDADE DO SANGUE DOADO).
Coleta: etapa na qual ocorre a doação propriamente dita. Realizada dentro de estritas normas técnicas por profissionais especializados, para a máxima segurança do doador. O tempo para a coleta do sangue é de aproximadamente 10 minutos.
Lanche: visa iniciar a reposição do volume sanguíneo retirado, bem como permitir a observação do doador após a coleta, diminuindo as chances de reações à doação. É também uma etapa obrigatória da doação.
Quem pode doar sangue
:: Pessoas com peso acima de 50 quilos e idade entre 18 e 67 anos.
:: Jovens com idade entre 16 e 17 anos também podem ser aceitos como candidatos, desde que haja consentimento formal do responsável legal.
:: No momento da doação, é necessário apresentar documento com foto válido em todo território nacional.
Quem não pode doar
Quem não pode doar
:: Pessoas com diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade.
:: Mulheres grávidas ou amamentando.
:: Pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas.
:: Usuários de drogas.
:: Pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
Recomendações
Recomendações
:: Não estar em jejum.
:: Dormir por pelo menos seis horas na noite anterior à doação.
:: Não tomem bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.
:: Evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação.
:: Evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes.
Os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Saúde Bossoroca. O cadastro dos doares de sangue é realizado na própria Secretaria, e as coletas são realizadas nos municípios de Santa Rosa, Ijuí ou Santo Ângelo, conforme a necessidade destes locais; a SMS de Bossoroca fornece transporte para os locais das coletas. Mais informações pelos telefones (55) 3356-1234 / 3356-1275 ou na própria Secretaria.
“DOE SANGUE, SALVE VIDAS”
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2012
Começou neste sábado (16), com o chamado “Dia D”, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2012, que se estenderá até 6 de julho. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser levadas aos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para tomar as duas gotinhas, que este ano valerão como dose única.
No Brasil, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças no país e para alcançar este objetivo, além dos postos do SUS, haverá espalhados em todas as cidades veículos terrestres e outros pontos de vacinação como escolas, rodoviárias, shoppings entre outros locais.
Importância da vacinação
A vacinação é de extrema importância nos primeiros meses de vida, pois é nesse período que os bebês correm mais riscos de adoecer e acabar morrendo. A família deve ter atenção com as vacinas, mantendo o cartão de vacinação sempre rigorosamente preenchido. As vacinas protegem os bebês de doenças graves, tal como a pólio.
Os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação para que os profissionais de saúde possam observar se há alguma vacina em atraso, porém o atendimento é possível mesmo sem o documento.
Para os pais não é necessário ressaltar que garantir os direitos básicos das crianças de 0 a 6 anos de idade é um dever imprescindível da família. Até mesmo a lei menciona esse dever no Estatuto da Criança e do Adolescente que diz que a família, com o apoio da comunidade e do governo, deve criar, educar, proteger as crianças e garantir o seu desenvolvimento.
A poliomielite
Mais conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa grave, causada pelo pólio-vírus que possui três variantes, podendo infectar tantos as crianças ou adultos , por via fecal-oral, e pode provocar ou não paralisia.
A doença afeta músculos e nervos, podendo causar a paralisia permanente de qualquer musculo. O vírus começa na garganta ou nos intestinos, podendo atingir o organismo. A partir daí o vírus cai na corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Assim, o vírus causa a paralisia quando ataca o sistema nervoso, destruindo os neurônios motores, ou pode levar a morte se a infecção atingir as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.
As campanhas de vacinação contra a pólio ao redor do mundo praticamente erradicaram a doença, porém o vírus ainda faz vitimas em regiões menos desenvolvidas como na África e Ásia. No caso do Brasil, o último caso de pólio foi constatado em 1989 na Paraíba. Para garantir o sucesso da erradicação da doença no mundo e impedir que haja o risco de voltar a se espalhar, países como o Brasil mantem campanhas de vacinação.
Pelo fato da poliomielite ser causada por vírus, não existe um tratamento especifico para a doença, sendo absolutamente eficaz a prevenção por vacinação.
Bossoroca
Até o momento no Município de Bossoroca foram vacinados 85% da população na faixa etária de 0 à 4 anos 11 meses e 29 dias. Menores de 05 anos estão convocados pela Secretaria Municipal de Saúde para manter Bossoroca longe da paralisia infantil. Por isso, as crianças devem levadas aos postos de vacinação para tomarem a gotinha e ficarem superprotegidas. Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito assegurado pelos SUS.
Somente duas gotinhas protegem seu filho da Paralisia Infantil
Assinar:
Postagens (Atom)