terça-feira, 19 de junho de 2012

14 de Junho: Dia Mundial do Doador de Sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06) foi definido por organismos internacionais, sob liderança da Organização Mundial da Saúde, assinalando o nascimento de Karl Landsteiner, que descobriu os grupos sanguíneos ABO. É uma ocasião para dar visibilidade às ações de captação de sangue e de agradecimento aos doadores.
Doar sangue é rápido, fácil e seguro. Não existe o risco de contrair AIDS ou qualquer outra doença infecciosa, a duração média da doação é de 5 – 10 minutos e o tempo de todo o processo incluindo cadastro, pré-triagem, triagem, doação e lanche demora cerca de 1 hora. No momento da doação serão retirados aproximadamente 450 ml de sangue, que serão coletados em uma bolsa plástica descartável que já tem uma quantidade padronizada de anticoagulante.
O CAMINHO DO DOADOR.
Ao chegar ao Banco de Sangue, o doador passará pelas seguintes etapas em sua doação de sangue:
Cadastro: recepção inicial ao doador , com atualização e conferências dos dados pessoais – nome correto, endereço e e-mail atualizados. O doador é orientado a lanchar  brevemente antes da doação;
Pré-Triagem: nessa etapa são avaliados alguns parâmetros clínicos e laboratoriais do doador: Pressão Arterial, Temperatura, Pulso, Peso e Dosagem de hematócrito (teste de anemia);
Triagem Clínica: uma entrevista é realizada com o doador, a fim de verificar se existe alguma contra-indicação à doação de sangue.  Essa etapa visa proteger tanto o doador, evitando coletas em situações que possam colocar em risco sua saúde, bem como proteger o paciente que receberá o sangue. (SUA SINCERIDADE É ESSENCIAL PARA GARANTIR A QUALIDADE DO SANGUE DOADO).
Coleta: etapa na qual ocorre a doação propriamente dita. Realizada dentro de estritas normas técnicas por profissionais especializados, para a máxima segurança do doador. O tempo para a coleta do sangue é de aproximadamente 10 minutos.
Lanche: visa iniciar a reposição do volume sanguíneo retirado, bem como permitir a observação do doador após a coleta, diminuindo as chances de reações à doação. É também uma etapa obrigatória da doação.

Quem pode doar sangue
:: Pessoas com peso acima de 50 quilos e idade entre 18 e 67 anos.
:: Jovens com idade entre 16 e 17 anos também podem ser aceitos como candidatos, desde que haja consentimento formal do responsável legal.
:: No momento da doação, é necessário apresentar documento com foto válido em todo território nacional.

Quem não pode doar
:: Pessoas com diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade.
:: Mulheres grávidas ou amamentando.
:: Pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas.
:: Usuários de drogas.
:: Pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Recomendações
:: Não estar em jejum.
:: Dormir por pelo menos seis horas na noite anterior à doação.
:: Não tomem bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.
:: Evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação.
:: Evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes.
Os interessados podem procurar  a Secretaria Municipal de Saúde Bossoroca. O cadastro dos doares de sangue é realizado na própria Secretaria,  e as coletas são realizadas nos municípios de Santa Rosa, Ijuí ou Santo Ângelo, conforme a necessidade destes locais; a SMS de Bossoroca fornece transporte para os locais das coletas. Mais informações pelos telefones (55) 3356-1234 / 3356-1275 ou na própria Secretaria.
“DOE SANGUE, SALVE VIDAS”

Nenhum comentário:

Postar um comentário