Começou neste sábado (16), com o chamado “Dia D”, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2012, que se estenderá até 6 de julho. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser levadas aos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para tomar as duas gotinhas, que este ano valerão como dose única.
No Brasil, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças no país e para alcançar este objetivo, além dos postos do SUS, haverá espalhados em todas as cidades veículos terrestres e outros pontos de vacinação como escolas, rodoviárias, shoppings entre outros locais.
Importância da vacinação
A vacinação é de extrema importância nos primeiros meses de vida, pois é nesse período que os bebês correm mais riscos de adoecer e acabar morrendo. A família deve ter atenção com as vacinas, mantendo o cartão de vacinação sempre rigorosamente preenchido. As vacinas protegem os bebês de doenças graves, tal como a pólio.
Os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação para que os profissionais de saúde possam observar se há alguma vacina em atraso, porém o atendimento é possível mesmo sem o documento.
Para os pais não é necessário ressaltar que garantir os direitos básicos das crianças de 0 a 6 anos de idade é um dever imprescindível da família. Até mesmo a lei menciona esse dever no Estatuto da Criança e do Adolescente que diz que a família, com o apoio da comunidade e do governo, deve criar, educar, proteger as crianças e garantir o seu desenvolvimento.
A poliomielite
Mais conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa grave, causada pelo pólio-vírus que possui três variantes, podendo infectar tantos as crianças ou adultos , por via fecal-oral, e pode provocar ou não paralisia.
A doença afeta músculos e nervos, podendo causar a paralisia permanente de qualquer musculo. O vírus começa na garganta ou nos intestinos, podendo atingir o organismo. A partir daí o vírus cai na corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Assim, o vírus causa a paralisia quando ataca o sistema nervoso, destruindo os neurônios motores, ou pode levar a morte se a infecção atingir as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.
As campanhas de vacinação contra a pólio ao redor do mundo praticamente erradicaram a doença, porém o vírus ainda faz vitimas em regiões menos desenvolvidas como na África e Ásia. No caso do Brasil, o último caso de pólio foi constatado em 1989 na Paraíba. Para garantir o sucesso da erradicação da doença no mundo e impedir que haja o risco de voltar a se espalhar, países como o Brasil mantem campanhas de vacinação.
Pelo fato da poliomielite ser causada por vírus, não existe um tratamento especifico para a doença, sendo absolutamente eficaz a prevenção por vacinação.
Bossoroca
Até o momento no Município de Bossoroca foram vacinados 85% da população na faixa etária de 0 à 4 anos 11 meses e 29 dias. Menores de 05 anos estão convocados pela Secretaria Municipal de Saúde para manter Bossoroca longe da paralisia infantil. Por isso, as crianças devem levadas aos postos de vacinação para tomarem a gotinha e ficarem superprotegidas. Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito assegurado pelos SUS.
Somente duas gotinhas protegem seu filho da Paralisia Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário