sexta-feira, 27 de julho de 2012

Semana Mundial de Aleitamento Materno - SMAM
A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança.
Desde sua criação em 1948 que a Organização Mundial de Saúde – OMS tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.

O documento chamado “Declaração de Innocenti” apresentou quatro objetivos operacionais:

• Estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação;
• Implementar os "10 passos para o sucesso da amamentação" em todas as maternidades;
• Implementar o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembléia Mundial de Saúde;
• Adotar legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.
Com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países com a assinatura do documento, foi fundada em 1991 a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA. Essa Organização criou no ano de 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da “Declaração de Innocenti”.

A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A WABA define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada País a fim de que seja obtido mais e melhores resultados do evento.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartaz e folder. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

No Dia de Combate às Hepatites Virais, especialistas destacam importância do diagnóstico precoce

. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 2 bilhões tenham sido infectados pelas hepatites virais e 1 milhão morram por causa da doença a cada ano. O vírus é de 50 a 100 vezes mais infeccioso do que o HIV.

No Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, lembrado no dia 28 de julho, a OMS chama a atenção das autoridades e nações para a importância do diagnóstico precoce dessa epidemia silenciosa. Na maioria dos casos, os sintomas não aparecem e, quando ocorrem, pode ser um sinal de que a doença está na fase crônica. Os mais comuns são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

“A pessoa não se reconhece doente. Por ser uma doença silenciosa, o diagnóstico é muito difícil”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Raymundo Paraná. O médico alerta que o consumo de álcool e a obesidade contribuem para evolução mais rápida da doença.

Estima-se que existam 5 milhões de brasileiros infectados pelos vírus B e C da hepatite, segundo as entidades da sociedade civil. Mais de 90% desconhecem ter a doença. De 1999 a 2009, foram confirmados mais de 284 mil casos dos cinco tipos de hepatite (A,B,C,D e E) no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. No mesmo período, 20.073 mortes foram registradas, sendo 70% delas devido à hepatite C, a mais agressiva. No país, as mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.

Sem saber da doença, aumenta o risco de a inflamação no fígado agravar-se e provocar danos mais graves à saúde, como cirrose ou câncer. Humberto Silva, presidente da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, defende que os médicos criem o hábito de pedir o teste para identificar a doença precocemente.


O exame pode ser feito por meio da coleta de sangue ou biópsia do fígado. “É preciso que alguém interrompa o ciclo da hepatite. Não se pode esperar que a pessoa descubra sozinha”, disse.

O tratamento está disponível na rede pública de saúde, pode ter duração de seis meses a um ano, dependendo do tipo de hepatite. Podem ocorrer efeitos colaterais, como dores musculares e queda de cabelo, mas a taxa de abandono da terapia é baixa. Os medicamentos mais usados são o Interferon (injeção subcutânea) e a Ribavirina (comprimidos). Na rede privada, o tratamento pode chegar a R$ 50 mil.

Existem vacinas contra as hepatites A e B, disponíveis em centros de referência imunobiológica e nos postos de saúde, respectivamente. A hepatite C não tem vacina, mas pode ser curada.

Como é a transmissão das hepatites virais:
  • Hepatites A e E: a transmissão ocorre por meio do contato com indivíduo, água ou alimento contaminado com o vírus. Está relacionada à falta de higiene e de saneamento básico.
  • Hepatites B e C: transmitidas por relação sexual desprotegida, da mãe para o filho durante o parto, pelo uso compartilhado de seringas, lâminas de barbear, alicates de unhas e objetos cortantes, assim como os usados em tatuagem e piercing, e por transfusão de sangue infectado. No caso da C, a infecção pelo sexo sem camisinha é mais rara.
  • Hepatite D: ocorre em quem tem o vírus da hepatite B. A transmissão é semelhante à do tipo B.


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Gripe H1N1 (gripe A)

A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.


O período de incubação varia de 3 à 5 dias. A trasmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se da pela contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de particulas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Experiências recentes indicam que este vírus não é tão agressivo quanto se imaginava.


Segundo a OMS e o CDC (Center for Deseases Control), um centro de controle de enfermidades, nos Estados Unidos, não há risco de esse vírus ser transmitido através da ingestão de carne de porco, porque ele será eliminado durante o cozimento em temperatura elevada (71º Celsius).

Sintomas
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.



Diagnóstico
Existem testes laboratoriais rápidos que revelam se a pessoa foi infectada por algum vírus da gripe. No caso do H1N1, como se trata de uma cepa nova, o resultado demora aproximadamente 15 dias. No entanto, nos Estados Unidos, já foram desenvolvidos “kits” para diagnóstico, que aceleram o processo de identificação do H1N1.

Vacina
A vacina contra a influenza tipo A é feita com o vírus (H1N1) da doença inativo e fracionado. Os efeitos colaterais são insignificantes se comparados com os benefícios quepode trazer na prevenção de uma doença sujeita a complicaçõesgraves em muitos casos.

É bom lembrar que avacina contra gripe sazonal que está sendo distribuída atualmente no Brasil foi preparada a partir de uma seleção de subtipos de vírus que representavam ameaça antes de aparecer o H1N1, uma variante nova de vírus influenza tipo A.

Tratamento
É de extrema importância evitar a automedicação. O uso dos remédios sem orientação médica pode facilitar o aparecimento de cepas resistentes à medicação Os princípios ativos fosfato de oseltamivir e zanamivir, presentes em alguns antigripais (Tamiflu e Relenza) e já utilizados no tratamento da gripe aviária, têm-se mostrado eficazes contra o vírus H1N1, especialmente se ministrados nas primeiras 48 horas, que se seguem ao aparecimento dos sintomas.


Recomendações :

Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus, o Center Deseases Control (CDC) recomenda:

* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;

* Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;

* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;

* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;

* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;

* Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença;

* Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.

terça-feira, 19 de junho de 2012

14 de Junho: Dia Mundial do Doador de Sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06) foi definido por organismos internacionais, sob liderança da Organização Mundial da Saúde, assinalando o nascimento de Karl Landsteiner, que descobriu os grupos sanguíneos ABO. É uma ocasião para dar visibilidade às ações de captação de sangue e de agradecimento aos doadores.
Doar sangue é rápido, fácil e seguro. Não existe o risco de contrair AIDS ou qualquer outra doença infecciosa, a duração média da doação é de 5 – 10 minutos e o tempo de todo o processo incluindo cadastro, pré-triagem, triagem, doação e lanche demora cerca de 1 hora. No momento da doação serão retirados aproximadamente 450 ml de sangue, que serão coletados em uma bolsa plástica descartável que já tem uma quantidade padronizada de anticoagulante.
O CAMINHO DO DOADOR.
Ao chegar ao Banco de Sangue, o doador passará pelas seguintes etapas em sua doação de sangue:
Cadastro: recepção inicial ao doador , com atualização e conferências dos dados pessoais – nome correto, endereço e e-mail atualizados. O doador é orientado a lanchar  brevemente antes da doação;
Pré-Triagem: nessa etapa são avaliados alguns parâmetros clínicos e laboratoriais do doador: Pressão Arterial, Temperatura, Pulso, Peso e Dosagem de hematócrito (teste de anemia);
Triagem Clínica: uma entrevista é realizada com o doador, a fim de verificar se existe alguma contra-indicação à doação de sangue.  Essa etapa visa proteger tanto o doador, evitando coletas em situações que possam colocar em risco sua saúde, bem como proteger o paciente que receberá o sangue. (SUA SINCERIDADE É ESSENCIAL PARA GARANTIR A QUALIDADE DO SANGUE DOADO).
Coleta: etapa na qual ocorre a doação propriamente dita. Realizada dentro de estritas normas técnicas por profissionais especializados, para a máxima segurança do doador. O tempo para a coleta do sangue é de aproximadamente 10 minutos.
Lanche: visa iniciar a reposição do volume sanguíneo retirado, bem como permitir a observação do doador após a coleta, diminuindo as chances de reações à doação. É também uma etapa obrigatória da doação.

Quem pode doar sangue
:: Pessoas com peso acima de 50 quilos e idade entre 18 e 67 anos.
:: Jovens com idade entre 16 e 17 anos também podem ser aceitos como candidatos, desde que haja consentimento formal do responsável legal.
:: No momento da doação, é necessário apresentar documento com foto válido em todo território nacional.

Quem não pode doar
:: Pessoas com diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade.
:: Mulheres grávidas ou amamentando.
:: Pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas.
:: Usuários de drogas.
:: Pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Recomendações
:: Não estar em jejum.
:: Dormir por pelo menos seis horas na noite anterior à doação.
:: Não tomem bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.
:: Evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação.
:: Evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes.
Os interessados podem procurar  a Secretaria Municipal de Saúde Bossoroca. O cadastro dos doares de sangue é realizado na própria Secretaria,  e as coletas são realizadas nos municípios de Santa Rosa, Ijuí ou Santo Ângelo, conforme a necessidade destes locais; a SMS de Bossoroca fornece transporte para os locais das coletas. Mais informações pelos telefones (55) 3356-1234 / 3356-1275 ou na própria Secretaria.
“DOE SANGUE, SALVE VIDAS”

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2012

Começou neste sábado (16), com o chamado “Dia D”, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2012, que se estenderá até 6 de julho. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser levadas aos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para tomar as duas gotinhas, que este ano valerão como dose única.

No Brasil, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças no país e para alcançar este objetivo, além dos postos do SUS, haverá espalhados em todas as cidades veículos terrestres e outros pontos de vacinação como escolas, rodoviárias, shoppings entre outros locais.


Importância da vacinação
A vacinação é de extrema importância nos primeiros meses de vida, pois é nesse período que os bebês correm mais riscos de adoecer e acabar morrendo. A família deve ter atenção com as vacinas, mantendo o cartão de vacinação sempre rigorosamente preenchido. As vacinas protegem os bebês de doenças graves, tal como a pólio.
Os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação para que os profissionais de saúde possam observar se há alguma vacina em atraso, porém o atendimento é possível mesmo sem o documento.
Para os pais não é necessário ressaltar que garantir os direitos básicos das crianças de 0 a 6 anos de idade é um dever imprescindível da família. Até mesmo a lei menciona esse dever no Estatuto da Criança e do Adolescente que diz que a família, com o apoio da comunidade e do governo, deve criar, educar, proteger as crianças e garantir o seu desenvolvimento.

A poliomielite
Mais conhecida como  paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa grave, causada pelo pólio-vírus que possui três variantes, podendo infectar tantos as crianças ou adultos , por via fecal-oral, e pode provocar ou não paralisia.
A doença afeta músculos e nervos, podendo causar a paralisia permanente de qualquer musculo. O vírus começa na garganta ou nos intestinos, podendo atingir o organismo. A partir daí o vírus cai na corrente sanguínea e pode atingir o cérebro.  Assim, o vírus causa a paralisia quando ataca o sistema nervoso, destruindo os neurônios motores, ou pode levar a morte se a infecção atingir as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.
As campanhas de vacinação contra a pólio ao redor do mundo praticamente erradicaram a doença, porém o vírus ainda faz vitimas em regiões menos desenvolvidas como na África e Ásia. No caso do Brasil, o último caso de pólio foi constatado em 1989 na Paraíba. Para garantir o sucesso da erradicação da doença no mundo e impedir que haja o risco de voltar a se espalhar, países como o Brasil mantem campanhas de vacinação.
Pelo fato da poliomielite ser causada por vírus, não existe um tratamento especifico para a doença, sendo absolutamente eficaz a prevenção por vacinação.

Bossoroca
Até o momento no Município de Bossoroca foram vacinados 85% da população na faixa etária de 0 à 4 anos 11 meses e 29 dias. Menores de 05 anos estão convocados pela Secretaria Municipal de Saúde para manter Bossoroca longe da paralisia infantil. Por isso, as crianças devem levadas aos postos de vacinação para tomarem a gotinha e ficarem superprotegidas. Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito assegurado pelos SUS.
                 Somente duas gotinhas protegem seu filho da Paralisia Infantil

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Curso de Capacitação dos Agentes de Saúde (Módulo 1)

Nos dias 16, 17 e 18 de abril de 2012, realizou-se nas dependências da Clínica Multiprofissional Angelisa Brombilla Nunes, o Curso de Capacitção dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Módulo 1 ( Conceitos Básicos e o Processo de Trabalho do ACS).

Na manhã de segunda-feira, dia 16, houve a palestra  "De onde vem o SUS", realizada pelo Cirugião Dentista Eduardo Bastos, da SMS de Bossoroca, pelo turno da tarde foi apresentada a palestra sobre "Atenção Primária à Saúde", pelas Enfermeiras Núbia Crescêncio e Fernanda Bohn, ambas palestras com aderencia total dos ACS do município.

ACS´s atentos as palestras

Na terça-feira, dia 17,  pela manhã,  "O processo de trabalho e o desafio de trabalhar em equipe" (Território, Trabalho em equipe, Cadastramento e Mapeamento, foi o tema apresentado pelas Enfªs Núbia e Fernanda; ja à tarde o tema foi "Ética na Visita Domiciliar", coordenado pela Assistente Social e pela Psicóloga Talira Dutra.

Psicóloga Talira durante sua palestra

Quarta-feira pela manhã, dia 18, o tema abordado foi "Planejamento de Ações" pelo Enfermeiro Rodrigo Farias e também "Refletindo sobre Sistema de Saúde" pelo Cirurgião Dentista Eduardo Bastos e à tarde houve a explanação da Enfermeira Ana Souto de Santiago, sobre "Participação da Comunidade", com grande receptividade dos ACS.

Enfermeira Ana Souto durante sua explanação

A Capacitação foi uma atividade do NUMESC (Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva) de Bossoroca, formado por profissionais de diversas áreas da Secretaria de Saúde.

Com esta capacitação pode-se observar o perfil dos ACS´s do município, através de dados como o relacionamento com a equipe e com a comunidade; suas satisfações e insatisfações; dentre outros dados.

domingo, 22 de abril de 2012

Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico da Secretaria de Saúde e Ação Social de Bossoroca

O Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico e Familiares de Bossoroca, existe desde outubro de 2011. É coordenado pela Equipe dp núcle de Apio a Saúde da Família (NASF), composto pela psicóloga, fisioterapeutas, fonoaudióloga e nutricionista. Conta com o apoio do Enfermeiros das ESF´s e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social de Bossoroca. Tem como objeitocs porporcionar através de práticas coletivas a compreensão da doença e suas repercussões, ajudando os pacientes a conviverem melhor com essa nova realidade; incentivar os participantes do grupo e suas famílias a participarem ativamente dos tratamentos para alcançar a recuperação física e emocional, oferecendo através da equipe multiprofissional o suporte técnico adequado, além de desenvolver ações de promoção e prevenção do câncer entre os integrantes do grupo e comunidade.
           Integrantes do NASF juntamente com os participantes do Grupo de Apoio

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma data comemorada no dia 08 de Abril, mas não há nada de fato para comemorar, uma vez que o câncer é a 2ª doença que mais mata pessoas no mundo todo.
O câncer é a segunda doença que mais mata as pessoas no Brasil, em especial câncer de pele, e a data tem o objetivo de conscientizar as pessoas da importância de consultar sempre médicos e estar sempre cuidando da saúde.
O Câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, e podem se espalhar para outras regiões do corpo. Estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que é o acúmulo de células cancerosas. Já o tumor benigno é apenas uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente representa um risco de morte.

A maioria dos casos de câncer (80%) está relacionada ao meio ambiente, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os "hábitos" e o "estilo de vida" adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer. Como exemplo temos o tabagismo, o alcoolismo, os hábitos alimentares, hábitos sexuais, medicamentos, fatores ocupacionais entre outros. São raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos, apesar de o fator genético exercer um importante papel na oncogênese. Determinados grupos étnicos parecem estar protegidos de certos tipos de câncer: a leucemia linfocítica é rara em orientais, e o sarcoma de Ewing é muito raro em negros.

Os tipos de câncer mais comuns no Brasil são os de pele, pulmão, mama, estômago, colo uterino e próstata. O câncer de pele é o tipo que possui maior incidência.O tratamento de câncer pode ser feito através de cirurgia, da radioterapia, da quimioterapia e do transplante de medula óssea, em muitos casos essas modalidades devem ser combinadas. Esse dia foi criado para ampliar o conhecimento popular sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença.

E para prevenir o Câncer o Inca aconselha a população a parar de fumar, possuir uma dieta alimentar saudável, limitar a ingestão de bebidas alcoólicas, evitar a exposição prolongada ao sol e usar filtro protetor solar fator 15 ou superior, as mulheres devem sempre realizar o exame das mamas mensal, a mulher deve submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo de útero (Papanicolau), os homens com mais de 50 anos devem procurar o médico regularmente para ter seu risco para o câncer da Próstata avaliado e receber as devidas orientações.